A palavra sempre esteve relacionada ao mundo acadêmico. Mas ao olharmos seu significado, faz muito sentido ser atrelada à prática de exercícios
Etimologia é o estudo da origem e da formação das palavras. E seu papel é transcender à primeira impressão que a palavra provoca no ser humano e encontrar sua concepção original. E vou recorrer à essa ciência para chegar ao significado de academia.
O termo grego akademía, que se transformou na academia latina, tinha, para um outro povo, mais de um significado. Podia ser a escola de ensino superior; a corporação de sábios artistas ou literatos; a corporação dos estudantes de qualquer estabelecimento de ensino médio ou superior; ou mesmo um sarau instrutivo e recreativo. Akademía chegou a ser relacionada também a seita dos filósofos acadêmicos da escola platônica de filosofia. Daí vem seu primeiro significado. Deriva de Akadèmos, nome de um jardim em Atenas, inspirado em um herói grego mitológico, onde Platão ministrava suas aulas de filosofia.
Hoje o significado que tomou para si a expressão academia de ginástica foi o mais simples e o mais amplo de todos: o lugar onde se ministra instrução física. E dá para notar a estreita relação entre academia e conhecimento. Trata-se de um lugar de aprendizado, de transmissão de técnicas por parte de quem as detém e de aquisição por parte de quem deseja tê-las. Busca-se a excelência no ensino e na absorção dos conceitos teóricos e práticos.
Conceitos importantes
Antes de seguir com a análise das palavras da realidade da educação física, quero apenas reforçar alguns conceitos fundamentais de nossa área: movimento, atividade física, exercício físico e ginástica.
O movimento corporal é, como todo o movimento de corpos, um fenômeno da física: a mudança de sua posição em relação ao referencial que, para fins da educação física, envolva a utilização muscular. Assim, está em movimento o corpo que move os braços, sobe uma escada, dança ou participa de uma competição olímpica.
Atividade física é o movimento corporal que envolve um gasto de energia superior ao gasto energético da situação em repouso. Realiza atividade física o corpo que anda, corre ou joga futebol.
Já o exercício físico é atividade física direcionada a determinado fim de desenvolvimento corporal. O que diferencia basicamente a atividade física do exercício físico é a intencionalidade e a sistematicidade do movimento que apresenta este último.
E, então, vamos à análise do termo ginástica, que assume maior importância para nós pelo fato de ser componente da expressão “academia de ginástica”. O latim já nos dava a correspondente gymnastica, originalmente do grego gymnastiké. Derivam ambos da terminologia antiga para que o hoje chamamos de ginásio – gymnasticus latino e gymnásticos grego, local onde se praticavam exercícios físicos.
- Personal trainer helping woman working with heavy dumbbells.
Pertencer a uma academia
Atualmente o conceito de ginástica é bastante diverso. A ginástica é o conjunto de exercícios físicos ritmados e sistematizados por meio de movimentos repetidos, para que sejam atingidos os ideais propostos. São as fórmulas preconcebidas de prática de exercício físico, oferecidas às pessoas como as de maior resultado e menor risco. Pratica ginástica quem realiza vários exercícios físicos em sequência, com um objetivo pré-determinado.
E foi aqui no Brasil que o termo academia de ginástica se tornou mais conhecido nos centros de prática de exercícios físicos.
Unindo todos os significados, faz muito sentido, não é mesmo? A ideia, então, é que a partir de agora você valorize e tenha cada vez mais orgulho de pertencer a uma academia de ginástica – um lugar onde circula conhecimento para melhorar a vida das pessoas!
(texto adaptado do livro “Aderência”, de Fabio Saba, Editora Manole)
Leia também
Exercício e ciclo menstrual: como um pode ajudar o outro