Eu sempre tive uma relação muito forte com o Oriente, até pelo esporte que pratico – o judô. E desde muito cedo aprendi com a história dos samurais. Eles têm características bem interessantes: são exímios lutadores e absolutamente precisos em seus golpes. Ou seja, treinam muito para isso. E são pessoas com grau de sensibilidade muito desenvolvida, porque são grandes admiradores e praticantes da arte no dia a dia.
Bushido, um termo da língua japonesa, significa “caminho do guerreiro” (do japonês “bushi” = guerreiro; “do” = caminho). Correspondia a um código de honra subentendido, não escrito, e que, de certa forma, ditava o modo de vida dos guerreiros samurais. Eram regras que davam parâmetros ao lutador para que ele tivesse vida e morte com honra. Assim, o Bushido está intimamente ligado à história dos samurais. Para essa classe guerreira, seguir o Bushido era dar ênfase à lealdade, fidelidade, empenho, justiça, modos refinados, humildade, espírito marcial e honra.
Para aplicar na carreira
E o que isso tem a ver com gestão e liderança no mercado fitness? A combinação contida no código samurai é bastante interessante. Hoje, para desenvolver criatividade, percepção, sensibilidade, é fundamental uma relação com a arte. Um samurai precisa disso: criatividade, sensibilidade e percepção absolutamente aguçadas para ter resultados positivos em suas lutas.
Estudando o que os samurais desenvolveram, com base na história deles, podemos tirar muitas lições e aplicá-las na realidade de nossas carreiras. Entre elas estão lições de Liderança, Sensibilidade, Respeito, Percepção, Generosidade, Perseverança, Criatividade, Honra, Protagonismo, Humildade, Cooperação, Ética, Conhecimento, Comunicação e Justiça. Todos esses valores são facilmente aplicados em nosso dia a dia e podem auxiliar profissionais que querem crescer e se desenvolver.
Se você se interessou pelos princípios do Bushido e gostou do artigo, compartilhe com sua equipe e seus parceiros. E para trocar mais ideias, conecte-se comigo pelo Instagram @fabiokalilsaba.
Leia mais
Seja protagonista da sua carreira
“Com a consultoria, não é só o gestor que evolui. O nível da equipe também melhora!”