Não basta prescrever exercícios e motivar o cliente durante a aula. A retenção passa por estabelecer um relacionamento além da academia
Ser professor de Educação Física vai muito além de organizar uma rotina de treinos. A competência de um profissional comprometido com o bem-estar e a constância de seu aluno também é medida pela qualidade dos relacionamentos estabelecidos antes, durante e após as aulas. Ele tem de ser uma espécie de tutor – alguém realmente disposto a cuidar do próximo.
E hoje não há desculpas para a falta de comunicação. A maneira das pessoas se falarem (e não necessariamente por voz) e as várias possibilidades existentes de fazer contato transformaram milhares de quilômetros em poucos centímetros. O outro lado do mundo está logo ali, na palma da mão.
Smartphones ligados à internet, e-mail, aplicativos de mensagens, redes sociais tornaram nossas vidas muito mais conectadas. Essas ferramentas nos possibilitam estar muito mais próximos dos clientes. Uma sequência de contatos estrategicamente organizada, sem deixar que o cliente ache que a academia está exagerando, é uma das mais importantes maneiras de estímulo para que a chama se mantenha acesa e ele volte nos dias seguintes.
Profissionais comprometidos
Embora o número de alunos para se gerenciar possa parecer grande, com organização e os recursos tecnológicos disponíveis a missão é bem possível. Se existem, por exemplo, 900 clientes e 30 professores, seria razoável cada professor gerenciar um grupo de 30 – acompanhá-los enquanto estiverem na academia e depois quando saírem dela.
As academias precisam cada vez mais de professores com esse perfil. Daí a importância de selecionar profissionais com estas competências e oferecer condições para desenvolvê-las. Mas é preciso ir além das técnicas de comunicação e investir no desenvolvimento de pessoas: capacitar os professores a assumirem riscos, a serem ágeis, ousados, a inovarem. Só assim passarão a atuar como educadores físicos comprometidos com a mudança de comportamento de seus alunos e, consequentemente, parceiros da empresa.
Vale ressaltar que o valor dado pelo cliente à mensalidade está na constante utilização dos espaços e dos serviços e da atenção que recebe. Quem não frequenta, não dá valor. Aluno motivado é aquele que passa pela roleta de saída com vontade de voltar no dia seguinte.
Ações simples
Pense em uma forma efetiva, insistente e educada; uma estratégia de contato em que a gentileza esteja sempre presente. Coisas simples como aniversários, datas importantes pessoais e até comemorações mensais do tempo de programa de exercícios. Um cartão de próprio punho do professor que atende frequentemente esse aluno pode ser um grande diferencial na era das mensagens eletrônicas.
Tudo muito simples e estratégico. Uma gestão inteligente é aquela que passa ao cliente a leveza dessa relação. É como todo relacionamento que precisa de adubo para a continuidade. E o adubo aqui é uma relação que privilegia atitudes gentis combinada com atenção verdadeira.
Me conta como você faz para ficar próximo a seus alunos!
(texto adaptado do livro “Vendas e Retenção – 83 lições para academias e clubes esportivos”, de Fabio Saba e Marco Túlio Pimenta, Phorte Editora)
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