A ciência trabalha incansavelmente para que possamos viver cada vez mais. Porém não basta viver mais, é preciso viver bem. Então pergunto: como acrescentar qualidade nessa quantidade de anos que estamos ganhando?
Vamos partir de uma conta simples: em uma semana temos 168 horas, das quais dormimos, em média, de seis a oito horas por noite – ou um total de 42 a 56 horas de sono. Claro que no período que nos resta trabalhamos, nos deslocamos, nos divertimos, brincamos com os filhos etc. E mesmo dedicando três horas semanais à atividade física – o que é uma marca razoável –, sobram muitas horas de inatividade. Ou seja, não basta apenas ser ativo, é preciso reduzir as horas de comportamento sedentário. Ou no futuro essa conta não fechará.
As mais recentes Diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Atividade Física e Comportamento Sedentário seguem essa linha e recomendam ir além dos 150 minutos semanais de atividade física de moderada intensidade. Isso quer dizer que todo movimento conta. O que puder ser feito a mais, até 300 minutos por semana, será muito positivo.
Vale lembrar que qualidade de vida não está ligada somente à saúde e bom condicionamento. Existe um lado comportamental que merece atenção. Quem não chegar saudável e com certa autonomia à maturidade pode, por exemplo, ficar à mercê de cuidados de terceiros (filhos, esposa, marido, amigos) – o que nem sempre será confortável.
Faça essa análise – e leve os questionamentos a seus alunos:
– Como está sua agenda semanal com coisas que você realmente gosta de fazer, quanto tempo se dedica a elas?
– E como está preenchida sua agenda semanal com coisas “neutras”, aquelas que precisam ser feitas e que você nem gosta ou desgosta?
– E quanto tempo da sua semana você gasta com coisas das quais não gosta de fazer?
Como aumentar a sua qualidade de vida?
O segredo está em reduzir ou até zerar o tempo que você faz coisas que não gosta. Por outro lado, é preciso incluir na sua agenda mais coisas que te dão muito prazer.
Gerencie essas equações e busque o equilíbrio. Acrescente qualidade a seus dias e siga rumo à longevidade que todos desejamos.
Leia também
5W2H: uma ótima ferramenta para a gestão de projetos
Quem não vem, se vai para sempre