Uma marca bem trabalhada, pode ser um atalho valioso para a venda
A marca não é apenas um nome qualquer, escolhido a esmo para batizar um negócio. Ela é uma forma de representação simbólica, que busca associar a academia a uma imagem de qualidade ou a um diferencial ante a concorrência.
Marcas fortes facilitam a percepção de “valor” pelo consumidor, porque parecem embutir a solidez do negócio. Ao transmitir a idéia de que a academia é bem qualificada, a marca pode encurtar o caminho entre a avaliação de alternativas e a decisão por uma ou outra academia. Isso funciona como atrativo, pois quem tem poder de compra pode ir direto às melhores marcas do mercado, consideradas pelo cliente.
Desse modo, a marca pode servir de atalho, diminuindo o custo psíquico envolvido na escolha do local (ter que procurar, visitar, levantar informações). Visto por esse ponto, a marca deve merecer atenção especial no negócio e estar presente não só na fachada da academia, mas no layout, no adesivo dos equipamentos de musculação, nas fichas, no uniforme dos professores, nos folhetos distribuídos etc.
Um exemplo de valorização da marca, alcançado por meio de estratégias de um excelente atendimento, pode ser observado nos parques da Disney. As bases dos 37 postes são retocadas todas as noites. O horário de início da tarefa depende da temperatura e da umidade para estar seco no dia seguinte. “Uma empresa que se preocupa com um poste prestará atenção a qualquer coisa que envolva seus convidados, porque a atenção aos detalhes faz parte da cultura da empresa”, escreve Tom Connellan[i] no livro Nos Bastidores da Disney. Todas as partes douradas do carrossel do desfile são pintadas com pó de ouro 23 quilates. Os visitantes desconhecem esse detalhe. Mas os funcionários sabem a composição da tinta. É como se ela fosse um lembrete: “quando se trata dos nossos convidados, não impomos limites porque o verdadeiro ouro é o cliente”.
Em síntese, espera-se que a marca:
- Seja reconhecida perante a concorrência e o mercado.
- Traga status social para atrair consumidores.
- Seja valorizada pela equipe.
- Seja apresentada aos prováveis clientes, por meio de todos os possíveis canais de comunicação.
Se você gostou desse texto sobre como valorizar sua marca compartilhe em suas redes sociais e aproveite para seguir meu perfil no Facebook.