Cuide do tangível para fortalecer o intangível. A imagem da academia tem um papel importante na criação de “valor”
Como os serviços oferecidos são intangíveis, ou seja, não podem ser experimentados antes da compra, é importante que a academia se preocupe com a imagem que transmite aos seus clientes.
A marca, a aparência das instalações físicas, dos equipamentos e dos profissionais atuantes, a comunicação visual e o material de apoio são artifícios que ajudam a tornar a prestação de serviços o mais tangível possível. Todos contribuem para estabelecer o “valor” da imagem, um dos determinantes do “valor” total entregue ao cliente.
A aparência das instalações físicas é muito valorizada no processo de decisão de compra. Mas a disposição de cada item também conta, por isso, deve ser cuidadosamente planejada e, se possível, padronizada.
O balcão de atendimento, a decoração, as cores das paredes, o mobiliário, as placas de sinalização interna, a organização das salas de musculação, ginástica e vestiários podem causar impressão positiva ou negativa para os clientes atuais e potenciais. A temperatura local, o nível de ruído e o aroma predominante nas salas também pesam. Manter a organização deve ser palavra de ordem na academia.
Convém acrescentar que nem sempre é preciso seguir o senso comum. Em vez de decorar as paredes com fotos de atletas ou modalidades esportivas – o mais usual – uma sugestão é utilizar reproduções de obras-de-arte.
Se você gostou desse texto sobre como o tangível fortalece o intangível compartilhe em suas redes sociais e aproveite para seguir meu perfil no Facebook.