Quando bem trabalhada, ela pode se tornar um atalho valioso para as vendas
Marca não é apenas um nome escolhido para batizar um negócio. É uma forma de representação simbólica, que busca associar sua academia ou seu serviço a uma imagem de qualidade ou a um diferencial ante a concorrência. Marcas fortes facilitam a percepção de “valor” pelo consumidor, porque trazem junto a solidez do negócio.
Ao transmitir a ideia de que o estabelecimento é bem qualificado, a marca pode encurtar o caminho entre a avaliação de alternativas e a decisão. Isso funciona como atrativo, pois quem tem poder de compra pode ir direto às melhores marcas do mercado, consideradas pelo cliente.
Desse modo, a marca pode servir de atalho, diminuindo o custo psíquico envolvido na escolha do local (ter que procurar, visitar, levantar informações). Visto por esse ponto, ela merece atenção especial e deve estar presente não só na fachada, mas no layout, no adesivo dos equipamentos de musculação, nas fichas, no uniforme dos professores, nos perfis das redes sociais.
Marca de valor
Um exemplo de valorização da marca, alcançado por meio de estratégias de um excelente atendimento, pode ser observado nos parques da Disney. As bases dos 37 postes são retocadas todas as noites. O horário de início da tarefa depende da temperatura e da umidade para estar seco no dia seguinte. “Uma empresa que se preocupa com um poste prestará atenção a qualquer coisa que envolva seus convidados, porque a atenção aos detalhes faz parte da cultura da empresa”, escreve Tom Connellan no livro Nos Bastidores da Disney.
E você sabia que todas as partes douradas do carrossel do desfile são pintadas com pó de ouro 23 quilates? Pois é. Os visitantes desconhecem esse detalhe, mas os funcionários sabem. É como se a tinta fosse um lembrete: “quando se trata dos nossos convidados, não impomos limites porque o verdadeiro ouro é o cliente”.
Em síntese, espera-se que a marca:
- Seja reconhecida perante a concorrência e o mercado.
- Represente valores que atraem os consumidores.
- Seja valorizada pela equipe.
- Seja apresentada aos prováveis clientes, por meio de todos os possíveis canais de comunicação.
Como você tem cuidado da sua marca? Deixo aqui a reflexão e quero saber sobre os insights que esse texto despertou. Para trocar uma ideia, estou no Instagram @fabiokalilsaba.
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