Por mais que seu produto ou serviço seja bom, ele não se vende sozinho. Veja o que levar em conta para reunir um time que prospera junto
Cada novo contato em uma academia – seja pela recepção, por profissionais de Educação Física, avaliadores, fisioterapeutas, equipe de infraestrutura etc. – é uma oportunidade para encantar o cliente. Já parou para pensar que o sucesso de seu negócio depende de todo esse grupo? Por mais que seu produto ou serviço seja bom, ele não se vende sozinho. O gestor da academia necessita de quem promova as vendas e a retenção, ensinando aos clientes como incorporar o exercício físico às suas vidas.
Devemos perceber os colaboradores como parceiros da organização. Neste modelo elimina-se a visão paternalista em detrimento do profissionalismo. Isso significa que existe um caminho de duas vias – o gestor precisa do trabalho de seus colaboradores, enquanto estes, dos salários oferecidos pelos gestores. É uma relação de troca que deve ser transparente.
O modelo taylorista, que valoriza o estudo de tempos e movimentos e trata o ser humano como máquinas especializadas, em uma determinada tarefa, deve ser adaptado às necessidades da empresa e somada a ele a valorização das pessoas.
As academias precisam de profissionais que assumam cada vez mais um papel comercial. Os profissionais de Educação Física, responsáveis pelos programas de exercícios físicos têm uma formação acadêmica verticalizada nas questões técnicas. Além de uma aula tecnicamente competente e que atenda os clientes na sua segurança e eficiência, este precisa ampliar seus serviços provendo uma comunicação maior com seus clientes antes, durante e após suas aulas. É importante que esse profissional se perceba como um estrategista e que possa contribuir na retenção de seus clientes.
Vários papeis
É preciso adotar uma visão mais contemporânea e tratar as pessoas como ativadoras inteligentes de recursos organizacionais. Conhecer muito de uma determinada modalidade ou serviço é um bom caminho a ser seguido. Todavia, é importante estimular a parceria mostrando aos empregados que devem exercer outros papéis durante a sua atuação profissional, tais como: vendas, vendas e vendas.
É tarefa de todos ajudar a vender e a reter clientes. Todos devem valer-se de sua inteligência em favor do negócio. Uma coisa é certa: quando as pessoas atuam como parceiras da organização, as possibilidades de crescimento do negócio são muito maiores.
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