Você consegue listar valores e padrões que sustentam sua empresa? Essa não deveria ser uma pergunta difícil. Mas se não conseguiu responder, veja algumas dicas que podem ajudar
Nas aulas de ciências aprendemos que o DNA é responsável por conter toda a informação genética de um indivíduo ou ser vivo, informação que é única devido a combinação de elementos. Além disso, ele contém dados genéticos herdados. De modo que sua análise e compreensão são de grande importância para realizar qualquer tipo de investigação científica.
Esse conceito pode muito bem ser levado para seu negócio. As academias também precisam encontrar sua identidade e conhecer sua herança. O DNA de uma academia é, portanto, o que a faz diferente das outras.
Mas observamos com frequência uma ausência de identidade, de “alma”. Os colaboradores são contratados e lançados no ambiente. Muitas vezes sem receber qualquer tipo de treinamento ou informação sobre a estrutura, filosofia ou operação. Muitos desconhecem aspectos relevantes de onde trabalham. Com isso, a prestação de serviços fica prejudicada.
Trabalho em equipe
Acontece que, sem um posicionamento definido, vinculado a diretrizes previamente estabelecidas, qualquer ambiente profissional construirá uma subcultura organizacional que tende a não ser positiva. Ao contrário disso, todo gestor deve almejar a formação de uma cultura forte na qual os valores essenciais da empresa são aceitos, compartilhados e valorizados por todos. O que só favorece a melhora do clima organizacional.
Vale destacar a diferença entre grupo e equipe. As pessoas de um grupo podem conhecer muito bem quais são as suas tarefas do trabalho. Porém, não são conhecedoras dos objetivos e metas da empresa. Ou seja, trabalham sem estarem conectadas e em direções distintas.
Já uma equipe é feita por pessoas que conhecem suas tarefas diárias, semanais e mensais. Elas são preparadas para produzir em equipe e constantemente lembradas onde a empresa pretende chegar. Uma equipe tende a construir uma cultura organizacional muito positiva.
Crie sua organização
Tudo começa com o conhecimento e a aplicação de valores, crenças e conhecimentos da empresa. Daí que é essencial responder aquela pergunta lá de cima. Quem quer se destacar deve investir em treinamento para os novos colaboradores, apresentando seu histórico, padrões, valores e toda sua cultura de organização.
A Disney denomina sua palestra, que tem exatamente esse objetivo, de Traditions. É o primeiro contato dos colaboradores com a empresa, é o que serve de porta de entrada para quem fará parte da equipe de colaboradores.
As academias, independentemente de seu tamanho, devem fazer o mesmo. Inicie apresentando aos seus colaboradores os pontos principais relativos ao histórico da academia desde sua fundação. Fale também sobre os incidentes críticos pelos quais passou e que ficaram registrados em sua história.
Explore as políticas de recursos humanos, incluindo a socialização dos novos colaboradores. Destaque os canais e as formas de comunicação utilizados; a organização e os métodos de trabalho. Tudo isso tem por função criar uma identidade organizacional.
Agora é com você! Reflita sobre os valores, as crenças e a história de seu negócio. Anote todas as suas observações.
Seu sucesso começa com o entendimento de seu DNA. Isso deve ser a base de todo seu trabalho daqui por diante.
(texto adaptado do livro “Vendas e Retenção – 83 lições para academias e clubes esportivos”, de Fabio Saba e Marco Túlio Pimenta, Phorte Editora)
Fotos: Karolina Grabowska e Andrea Piacquadio/ Pexels
Leia também: Quem não vem, se vai para sempre