O que isso quer dizer? Simples: você precisa se comunicar com seus clientes e isso também passa pela informação sobre a frequência com que eles utilizam seu produto ou serviço. Vem entender mais essa questão
Vamos começar pelo básico: há quanto tempo você não monitora os dados da frequência dos seus alunos? Nunca monitorou? Faz uma vez ou outra? Pois saiba que não ter informações sobre a assiduidade deles é não saber o que acontece na sua empresa. Como estimular a presença, o consumo, o aproveitamento de seus clientes se você não sabe quando e quanto eles estão efetivamente interessados?
Não gerenciar a frequência, é como não se importar com os clientes. E se eles vêm ou não, parece não ser importante para seu negócio. É como não valorizar aqueles que confiaram incialmente na relação com sua empresa; aqueles que pagaram antecipadamente; aqueles que se comprometeram com você antes de qualquer entrega. Isso nada mais é do que falta de gestão.
Estabeleça prioridades
A realidade é que alguns gestores não sabem como fazer e outros dizem não ter tempo para isso. Então o primeiro passo é estabelecer prioridades. Mesmo diante de uma agenda lotada, quem quer arruma tempo para o que é importante. E retenção é prioridade! É preciso entregar experiências positivas para, assim, criar o desejo do aluno em voltar no dia seguinte.
Podemos gerenciar a retenção de várias maneiras com dados de frequência. Mas vou começar com uma delas: o controle mensal de frequência dividido basicamente em quatro grupos.
Pegue a base total de seus clientes e separe em quatro grupos por frequência mensal, dessa maneira:
1Agrupe os clientes que não vieram nenhuma vez na academia nos últimos 30 dias. Veja o número absoluto e o percentual.
|
2Junte os clientes que nos últimos 30 dias frequentaram de 1 a 3 vezes no mês. Veja o número absoluto e o percentual.
|
3Coloque os alunos que vieram de 4 a 7 vezes no mês. Veja o número absoluto e o percentual.
|
4Enfim, os mais assíduos, os que vieram 8 vezes ou mais nos últimos 30 dias. Veja o número absoluto e o percentual.
|
Assim ficará mais claro e, portanto, você terá informações suficientes para entender qual o comportamento de frequência de seus alunos. A partir daí, poderá montar uma estratégia mais direcionada e efetiva para convidar os clientes a frequentarem mais. Ou seja, estimulá-los de forma mais assertiva!
Que tal experimentar essa estratégia para começar a mudar os rumos do seu negócio? Já salva esse texto em seus favoritos. E se surgiu alguma dúvida ou teve algum insight sobre o tema, vem comigo aqui e pelas redes porque vamos juntos desbravar o mundo da gestão.