A qualidade da relação é o diferencial mais difícil de ser imitado ou superado
Modalidades podem ser adaptadas. Equipamentos podem ser adquiridos, inclusive os mais sofisticados – basta conseguir acesso a uma linha de crédito. O que realmente não dá para copiar é a qualidade do atendimento quando personalizado.
A atitude de quem presta serviço – de toda a equipe e não apenas dos professores – é o diferencial competitivo mais difícil de ser imitada ou superada. Logo, o gestor pode inovar em várias áreas, mas é ali que deve concentrar seus esforços, de modo que o empregado sinta que é parte do time e que a vitória também depende dele.
A academia que almeja a diferenciação no mercado, por agregar “valor” aos seus serviços, precisa estimular os membros da equipe a tratarem seu cliente como pessoas especiais. Todas as áreas devem atuar de forma integrada, orientando suas ações para atender as necessidades e desejos do cliente. Isso é fundamental neste tempo em que o marketing tem um papel cada vez mais relevante.
A história do marketing pode ser dividida em três eras, segundo Kotler:
- Era da Produção: a demanda era maior do que oferta. Como muita gente estava interessada no produto ele praticamente se vendia por si mesmo. Como o Ford T, um dos primeiros modelos de automóveis criados pela montadora americana. Na época, podia-se adquirir um Ford T de qualquer cor desde que fosse preto. As indústrias enfatizavam a produção e a distribuição.
- Era das Vendas: a oferta se tornou maior do que a demanda. Foi preciso convencer os consumidores para estimular a compra, colocando ênfase nas vendas e promoções.
- Era do Marketing, a que vivemos atualmente: o lucro vem por meio da satisfação das necessidades e desejos do consumidor. Logo, as diretrizes devem ser traçadas de fora para dentro, isto é, precisamos ouvir o consumidor para formular as ações.
Para iniciar um negócio na era atual, o investidor precisa: escolher um público-alvo, levantar suas necessidades e desejos, desenvolver estratégias de marketing para atrair e, finalmente, satisfazer o cliente.
Se você gostou desse texto sobre como priorizar o essencial compartilhe em suas redes sociais, e aproveite para seguir meu perfil no Linkedin