“O Judô pode ser resumido como a elevação de uma simples técnica a um princípio de viver”, são palavras ditas por Jigoro Kano, o pai da educação física no Japão.
Estudioso, ele sempre explorou a união entre as artes marciais e a filosofia para desenvolver qualidades como o bom relacionamento, a fraternidade, a disciplina, o civismo e o respeito.
Mais do que um esporte, o judô tem em sua estrutura estas características defendidas por Kano, que são a disciplina e o respeito, o que o torna como uma filosofia de vida para milhares de pessoas em todo o mundo.
A modalidade contribui para a formação de crianças, jovens e adultos, em todo o mundo, com princípios que estão inseridos nas questões pedagógicas e em competições.
A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.
Jigoro Kano
Veja quais são os princípios do judô
- Conhecer-se é dominar-se, e dominar-se é triunfar;
- Quem teme perder já está vencido;
- Somente se aproxima da perfeição quem a procura com constância, sabedoria e. Sobretudo, humildade;
- Quando verificares, com tristeza, que nada sabes, terás feito teu primeiro progresso no aprendizado;
- Nunca te orgulhes de haver vencido um adversário. Ao que venceste hoje, poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância;
- O judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar;
- O judoca é o que possui inteligência para compreender aquilo que lhe ensinam e paciência para ensinar o que aprendeu aos seus semelhantes;
- Saber cada dia um pouco mais, utilizando o saber para o bem, esse é o caminho do verdadeiro judoca;
- Praticar o judô é educar a mente a pensar com velocidade e exatidão, bem como o corpo a obedecer com justeza, o corpo é uma arma cuja eficiência depende da precisão com que se usa a inteligência;
- O mínimo de força para o máximo de eficiência.
Histórico do judô nas Olimpíadas

Foi nos Jogos Olímpicos de Tóquio, realizados em 1964, que esta modalidade esportiva foi incluída na grade de modalidades de forma experimental. Em 1968 o judô não esteve presente, mas entrou em definitivo na grade olímpica a partir de 1972, em Munique (Alemanha), e segue até hoje.
No Brasil, a modalidade é uma das mais vitoriosas em jogos olímpicos, com 22 medalhas conquistadas: quatro ouros, três pratas e quinze bronzes. *Dados atualizados até as Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016).
Você acabou de ver aqui uma relação dos princípios do judô. A atividade física funciona como um complemento para encontrar o equilíbrio entre corpo e mente, qual esporte faz parte da sua rotina? Comente abaixo!
Além de explicar quais são os princípios do judô, já explicamos aqui quem foi Jigoro Kano e também destaquei a importância de valorizar os bons profissionais.