Cerca de 10 mil pessoas morrem todos os dias em conseqüência do consumo de cigarros. Precisa dizer mais?
Não é de hoje que todas as pessoas sabem que o cigarro é nocivo à saúde. Mesmo os fumantes mais compulsivos, ou principalmente eles, reconhecem que o hábito de fumar está longe de ser saudável. Isso é fácil de se constatar quando perguntamos ao fumante sobre o seu vício: freqüentemente ouvimos que está tentando largar, ou que largou e retomou esse hábito tão danoso.
As estatísticas mostram que, no mundo todo, 78% dos fumantes gostariam de se livrar do fumo, mas não conseguem. O problema é semelhante ao alcoolismo e a solução mais fácil e barata é também a mais simples: não começar. A nicotina é uma droga que efetivamente dá prazer, aumentando os níveis de dopamina no cérebro. Mas é alto o preço que se paga por alguns instantes de satisfação. Juntamente com a nicotina, ao fumar, ingerimos o alcatrão e muito monóxido de carbono, que são os verdadeiros vilões e causam doenças.
O número de doenças causadas pelo monóxido de carbono é imenso. Por diminuir a liberação de oxigênio nos tecidos, essa substância é uma das principais causas da aterosclerose, doença que causa o endurecimento das artérias coronárias, podendo levar ao infarto do miocárdio, muitas vezes fatal. São, também, freqüentes o aneurisma da aorta (dilatação prejudicial dessa artéria) e o derrame cerebral (que é um acidente vascular sério).
Além dessas doenças circulatórias, os indivíduos fumantes têm muito mais probabilidade de contrair infecções pulmonares, por vírus ou bactérias, agudas ou crônicas. O tabaco está intimamente relacionado ao câncer, seja do mais conhecido câncer de pulmão, seja daqueles tipos que atacam a boca, a laringe, o esôfago, o pâncreas, o rim e a bexiga. É mais do que consensual que o fumo causa diversas doenças, que causa dependência e que deve ser evitado a qualquer custo. Portanto, aqui, não há meias palavras nem equilíbrio em cima do muro.
Minha bandeira é: não fume!
Mexa-se!
Depois de ler aqui nossas dicas e alertas sobre o tabagismo, aproveite para ler também um artigo sobre sono e exercício físico.
Se achar que essas dicas aqui postadas são úteis para os amigos, compartilhe agora com eles por meio das redes sociais. Aliás, aproveite também para conferir as minhas atualizações no Facebook.