Os olhos coletam informações decisivas para a compra
Qual é o primeiro impacto que o cliente tem ao chegar à academia? Antes de falar com qualquer atendente, ele observa o local. Se lhe parecer agradável, demonstra interesse e pede informações. Do contrário, cria rapidamente uma desculpa e vai embora. Para que esse primeiro impacto seja positivo, a academia precisa estar sempre limpa e bem cuidada. Nunca se sabe quando um cliente potencial aparecerá por ali, logo, a qualidade da manutenção também é muito importante.
Toda a equipe – consultores de vendas, recepcionistas, professores, gerência, e demais empregados – deve estar orientada quanto à maneira como o cliente deverá ser recebido na primeira visita. A equipe deve trabalhar integrada para impressionar positivamente o visitante. Deve demonstrar atitudes pró-ativas para o início de uma relação profissional, além de boa aparência: vestimenta e higiene adequadas.
Quando uma pessoa procura uma academia para fazer exercícios físicos também presta atenção ao público que freqüenta o local. A grande pergunta feita a si mesmo é: será que eu me identifico com esse público? Vale a pena pensar nisso na hora da visita, para prever a passagem por locais onde haja pessoas com perfil semelhante ao do cliente e, assim, facilitar a identificação.
Convênios com celebridades, modelos e times esportivos para melhorar a imagem do freqüentador da academia são iniciativas comuns em algumas cidades, mas que precisam ser avaliadas caso a caso, porque o efeito pode ser diferente do esperado.
Se você gostou desse texto sobre primeiras impressões são as que ficam, compartilhe em suas redes sociais e aproveite para seguir meu perfil no Linkedin.