LIPO = relativo a gordura
DISTROFIA = demonstra desordem nas trocas metabólicas do tecido
GINÓIDE = gino = mulher , óide = em forma de
A lipodistrofia ginóide, conhecida como celulite, é muito comum em 90% das mulheres, apresenta-se em maior ou menor grau, e também acomete alguns homens. Ela normalmente aparece nas nádegas, coxas e barriga, e está associada ao acúmulo de gordura e líquido na derme, a camada intermediária da pele. Existem quatro graus de celulite, e normalmente ela se manifesta em mais de um grau no corpo de uma mesma pessoa.
O estágio mais ameno é o tipo em que os furinhos aparecem apenas quando se aperta a pele. O comprometimento estético é pequeno, mas é bom dar atenção às suas causas. O grau um de celulite, sem rugosidade aparente, já é fruto de má circulação sangüínea e excesso de gordura e água. O incômodo aumenta quando os problemas iniciais na derme aumentam e interferem no funcionamento da epiderme, a camada mais superficial da pele. Nesse estágio, a rugosidade já é visível a olho nu.
O grau três da celulite é um pedido de socorro da derme, que já não está funcionando bem. O que antes eram fibras elásticas, nesse estágio são emaranhados endurecidos. O que antes fluía, agora emperra. O acúmulo de líquido em algumas regiões gera protuberâncias. A aparência da pele já não é digna de comentários elogiosos.
Se houver gordura localizada e flacidez, o contentamento ao se vestir um traje de banho não é dos maiores.
O quarto grau é o mais grave. Nesse, aparecem furos profundos ou áreas com depressões. A circulação sangüínea no local já está bastante comprometida, o que altera a temperatura da pele e pode causar dores.
Mas, a celulite é uma das maiores preocupações estéticas das mulheres. Pela ótica da sáude acredito que elas devam se preocupar sim. Mas, pela estética puramente, acredito que há um certo exageiro que muitas vezes parece até obcessão.
E, sendo muito sincero, nós os homens, não estão muito preocupados com esses “pequenos furinhos”.
Mexa-se!
Se você gostou desse texto sobre Celulite ou lipodistrofia ginóide compartilhe em suas redes sociais e aproveite para seguir meu perfil no Instagram.