A qualidade de vida (QV) se mede por parâmetros individuais, socioculturais e ambientais que caracterizam as condições em que vive o ser humano. Está relacionada ao mesmo tempo a referenciais externos e a uma percepção individual do modo de vida.
Ela pode não aparecer no exame de sangue e pode não ser detectada pelo cardiologista, mas, se bem observada, pode aparecer na firmeza do colchão, no trânsito no caminho para o trabalho, na maciez dos sapatos, no barulho da vizinhança, no brilho dos olhos, na largura do sorriso, no viço da pele ou do cabelo, na saudade dos seus amigos, no entusiasmo das pessoas que nos cercam.
Uma das garantias da qualidade de vida é o respeito ao que se chama de “tempo de qualidade”. A expressão “tempo de qualidade” normalmente aparece relacionada aos momentos que passamos com nossos familiares e entes queridos, mas pode significar bem mais do que isto.
Tempo de qualidade pode ser o tempo que efetivamente dedicamos àquilo de que mais gostamos, sem outras preocupações que prejudiquem o bom usufruto desses momentos de prazer. Eis porque é um conceito tão pessoal. Só você sabe o que mais tem vontade de fazer e pode avaliar até que ponto está satisfeito.
Cuide da sua QV
Abraço e Mexa-se!
Se quiser acompanhar mais dicas sobre qualidade de vida, acompanhe agora a minha página no Facebook.