Ram Charam é um dos mais influentes consultores de negócios do mundo. Indiano nascido em 1939, Charam esteve em Curitiba no Forum Global da América Latina em 2008. Disse que a chave para um mundo melhor, é ajudar as pessoas a usarem a mente. Ele listou os princípios fundamentais para a inovação social e a criação de redes sociais.
Um visão que reúne tamanha experiência que vale muito conhecer. A seguir os 10 princípios de Charam
1 – Defina a causa, a missão, quais os resultados que se pretende e como dimensionar esses resultados. É preciso usar a mente e buscar resultados mensuráveis.
2 – Busque o comprometimento local. Identifique quem são as pessoas que podem se comprometer localmente com a causa.
3 – Converse com essas pessoas, dialogue com elas até alcançar o consenso. A partir do consenso o interesse se intensifica.
4 – Neste ponto entram as empresas. As empresas podem usar a mente, o raciocínio para projetar sistemas que permitam tornar um produto ou serviço acessível, na base, por exemplo, de 1 dólar. Não ter dinheiro é uma situação que força a inovação.
5 – Projete um sistema. Mas é preciso ter em mente que o sistema só vai funcionar se as pessoas executoras concordarem com esse sistema. Caso contrário, é preciso voltar ao diálogo.
6 – Identifique líderes nas comunidades. Pessoas de paixão e confiáveis. Nenhum grupo de pessoas ou comunidade alcança a sustentabilidade sem um líder, seja ele eleito, indicado informalmente ou escolhido.
7- Não busque a publicidade e o elogio pelo sucesso alcançado. A satisfação pessoal não é medida pela publicidade da sua iniciativa.
8- Mantenha reuniões periódicas com pessoas de empresas, universidades, autoridades públicas. Estabeleça prioridades, mas não queira nunca abraçar o mundo. Escolha três prioridades, com base na sua causa, nos resultados e mensuração dos resultados. Use palavras exatas, evitando conceitos e definições genéricas.
9 – Busque a criatividade do grupo envolvido no trabalho. É preciso identificar quais os recursos, em termos de criatividade, com que se pode contar para o desenvolvimento das ações.
10 – Tenha em mente que a vida é a felicidade. Seja feliz e, mais importante, faça outras pessoas felizes.
Abraço
Fabio Saba é professor, Consultor de Negócios, Profissional de Educação Física, Autor de livros e vídeos. Estas são algumas atividades do currículo de um profissional que acredita na Educação Física como poderosa ferramenta de transformação social.
Se você gostou desse texto compartilhe em suas redes sociais e aproveite para seguir meu perfil no Facebook.