Faça o cliente perceber que o treino é o seu momento de ficar bem consigo mesmo
Vivemos espremidos no meio de cobranças e obrigações, lutando para cumprir prazos e metas. Somos obrigados a ter sucesso na família, no trabalho, nas relações afetivas, em todos os campos de atuação. Isso gera um estresse muito grande. Resultado: cerca de 30% das pessoas tomam ansiolíticos e antidepressivos.
Roberto Shinyashiki[i] diz que estamos vivendo um momento de heróis. O que mais importa na sociedade hoje é “ter”, e como poucos conseguem “ter”, os demais se esforçam para parecer, o que é uma grande distorção. E assim, cada vez mais as pessoas vão se distanciando do “ser”. Isso reduz a auto-estima. Esta é a razão pela qual os serviços que valorizam o ser e o bem-estar estão em evidência. É também e justamente nesse espaço que atuam as academias e clubes esportivos.
Uma das ações mais valiosas do profissional de Educação Física é contribuir na reprogramação da auto-estima das pessoas. Nesse sentido, a academia deve ser apresentada como um oásis, um abrigo na tempestade. “Esqueça a confusão lá fora; venha aqui, pois nós cuidaremos de você”.
O objetivo é fazer os clientes sentirem-se bem de verdade. É preciso melhorar a qualidade do atendimento. Saber o nome de cada um, recebê-los de maneira calorosa – não aquela saudação falsa e padronizada que faz lembrar as gravações eletrônicas: “Sua ligação é muito importante para nós…”
Toda equipe, a começar pelo gestor, deve sorrir e demonstrar verdadeira simpatia pelos clientes. Não de vez em quando, mas dia após dia. Qualquer falha nesse sentido pode comprometer o relacionamento e aumentar as chances de perder o cliente. Afinal, o gestor e sua equipe são os anfitriões e o atendimento é o momento.
Se você gostou desse texto sobre como oferecer abrigo compartilhe em suas redes sociais e aproveite para seguir meu perfil no Facebook.