Para inovar, o mais importante é ter idéias e não dinheiro
O mercado de exercícios físicos é ávido por novidades. Mas é preciso cuidado para não confundir inovação com modismo. O segundo é passageiro. Já as inovações embutem avanços, trazem uma maneira mais rápida, prática e econômica de fazer alguma coisa. Um exemplo disso são os equipamentos de musculação que, constantemente, agregam inovações como melhor design e competente estrutura biomecânica, pois, além de serem bonitos e facilitarem a comunicação na sala, aumentam a eficácia dos treinamentos e reduzem o risco de lesão.
As verdadeiras inovações geram um grande diferencial competitivo. Até que um concorrente desenvolva um produto ou serviço similar, o inovador já ganhou terreno e conquistou um lugar na mente do consumidor. O processo de inovação tem um local bem definido: o cérebro humano. Por isso, até mesmo pequenas academias podem criar grandes diferenciais. Não é sempre necessário investir em equipamentos de última geração, pois o diferencial depende menos de tecnologia e mais de criatividade – além de uma relação de proximidade com seu cliente, para entender suas preferências, necessidades e apresentar soluções adequadas.
Eis algumas idéias capazes de proporcionar bons resultados a custo baixo:
- Há vários alunos procurando a academia para aumentar a sua força muscular? A equipe pode criar um treinamento para melhoria de força muscular em 40 dias.
- Se sua academia possui muitos clientes que jogam tênis, por que não organizar um programa específico para melhoria do saque de tênis durante quatro semanas?
- A natação pode ser potencializada na sua academia por meio de uma seqüência de eventos específicos de travessia, bem como um programa de treinamento específico para o nado costas.
- Nas academias de pequeno porte é muito comum a disputa por equipamentos cardiovasculares. Além de distribuir senhas ou limitar o tempo de permanência no equipamento, por que não buscar uma saída através da criação de um grupo de corrida e caminhada na rua.
São muitas as possibilidades. O que não pode acontecer é a acomodação por parte dos gestores, oferecendo nada além do esperado, e competindo ferozmente por preço, ao invés de agregar “valor” ao serviço.
Se você gostou desse texto sobre investir na criatividade compartilhe em suas redes sociais e aproveite para seguir meu perfil no Linkedin.