As estrias são linhas que se formam na pele em decorrência da perda de elasticidade e, em alguns casos, do rompimento de algumas fibras. Na região afetada, a pele fica fina, muda de cor, fica frouxa e pode formar pregas. No começo, as estrias são avermelhadas.Em pessoas de pele clara, as estrias, com o tempo, tendem a mudar de cor, atingindo uma coloração mais clara do que a pele normal; já em pessoas de pele morena, elas podem ser mais escuras que a pele sadia.
A elasticidade da pele é comprometida quando é forçada além do seu limite, como acontece com adolescentes que crescem muito rapidamente, com gestantes e pessoas obesas, ou devido a alterações hormonais. Há indícios de que fatores genéticos também contribuem para o surgimento ou a inexistência de estrias.
As estrias são mais freqüentes nas mulheres, sobretudo as de pele clara, fina e tendendo a seca, e normalmente antes dos 30 anos, mas também aparecem em homens. Elas podem atingir de um a vários centímetros de extensão e são mais comuns nas coxas, nádegas, costas, mamas e barriga.
As estrias são lesões irreversíveis. Existem tratamentos capazes de amenizá-las, mas não é possível livrar-se delas por completo. As chances de não ter estrias serão bem maiores, caso os cuidados com a precaução sejam adotados.
Uma das causas comuns de estrias é o famoso “efeito sanfona”, ou seja, uma oscilação anormal de peso corporal, com grandes aumentos seguidos de grandes perdas, sucessivamente. Isto ocorre com pessoas que fazem dietas hipocalóricas, emagrecendo rapidamente, e recuperando de forma igualmente rápida o peso que perderam. Acontece, também, com fisiculturistas que interrompem o treinamento. A pele não suporta este estica-e-encolhe sucessivo e entrega os pontos.
A hidratação adequada da pele ajuda a manter sua elasticidade, daí a importância dos cremes hidratantes e da ingestão diária de água em abundância.
Além do descontrole sobre o peso corporal e a hidratação, também tem sido apontado como fator favorável ao aparecimento de estrias.
Se você gostou desse texto sobre estrias compartilhe em suas redes sociais e aproveite para seguir meu perfil no Instagram.