Uma diretriz estabelecida pelo gestor só pode dar certo se toda equipe estiver comprometida. Bons hábitos são criados com a repetição de atitudes positivas. O filósofo Aristóteles afirmou: “Somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito” (Aristóteles, 450 a.C.) Todas as pessoas precisam de bons exemplos. É saudável e promove relações fortalecidas.
Será que todos os gestores entendem que suas atitudes são percebidas e muitas vezes até copiadas por sua equipe? Se tratarem muito bem seus clientes, sua equipe repetirá essa atitude. Se não, o caminho para o fracasso está traçado. E isso não serve somente para os clientes externos.
É muito importante o exemplo vir de cima para baixo, também, na estrutura interna da empresa. É o efeito cascata. Relação respeitosa e educada é fundamental para a construção de um ambiente de trabalho agradável e acolhedor, onde todas as pessoas têm vontade de estar no dia-a-dia, uma vez que o mundo competitivo da atualidade exige que os empregados passem grande parte do dia no ambiente de trabalho.
Nas empresas prestadoras de serviço, esse cuidado deve ser muito maior. O serviço são as pessoas, suas atitudes e sua competências, em que o comportamento assertivo dos líderes gera comportamento da mesma magnitude em toda a equipe. Portanto, é a atitude decidida e determinada do líder e sua equipe que somará ponto após ponto na “contabilidade de valor” do cliente.
Se você gostou desse texto compartilhe em suas redes sociais e aproveite para seguir meu perfil no Facebook.