Quem viaja muito de avião conhece as dificuldades vividas durante e depois de voar.
O Jet lag é uma fadiga de viagem, é uma condição fisiológica que é uma consequência de alterações no ritmo circadiano. As alterações podem provocar uma mudança do trabalho do organismo.
O organismo de uma pessoa está acostumado com o tempo de rotação da Terra e quando uma pessoa viaja em um avião mudando de meridiano, pode ocorrer que o dia passe mais rápido e provoque o Jet lag (Wikipédia).
Algumas dicas para quem viaja muito e quer reduzir os efeitos do Jet Lag.
1- Alguns dias antes da viagem, tente adaptar o organismo aos poucos. Se for viajar para a Europa ou para o leste, pode ir tentando dormir e acordar cada vez mais tarde ou cedo do que de costume.
2- Na véspera do vôo, evite refeições pesadas para dormir melhor.
3- Evite bebidas com cafeína, como café, chá e álcool, e beba muita água para evitar a desidratação. Evite beber refrigerantes por causa do gás.
4- Faça atividade física leve na véspera ou no mesmo dia da viagem. Ajuda a relaxar.
5- No aeroporto, antes de embarcar, não fique o tempo todo parado, tente andar um pouco.
6- No avião, tente se movimentar também. Faça alongamentos e exercícios compensatórios principalmente para a coluna lombar.
7- Na chegada, tome uma ducha.
8- Resista ao sono e ao cansaço. Fique de preferência ao ar livre, na luz do dia, para já ir adaptando o organismo ao horário local.
9- Procure não dormir durante o dia. Vá para a cama apenas à noite.
10- Os sintomas manifestam-se até 48 horas depois do desembarque e, calcula-se que durem em média um dia para cada duas horas de diferença no fuso.
11- É duas vezes mais fácil ficar bêbado em um vôo do que em terra firme: a altitude e o ar rarefeito no avião potencializam os efeitos do álcool. Evite bebidas alcoólicas.
12- Use roupas confortáveis. Leve em conta que a baixa pressão atmosférica na aeronave faz o corpo “dilatar”. E tudo o que você vestir vai parecer um número menor. Prefira roupas de fibras naturais (algodão) ou que tenham stretch na composição – elas esticam e não amassam.
Depois de ler aqui nossas dicas de cuidados para enfrentar o jet lag, aproveite para ler também um artigo sobre sono e exercício físico.
Se achar que essas dicas aqui postadas são úteis para os amigos, compartilhe agora com eles por meio das redes sociais. Aliás, aproveite também para conferir as minhas atualizações no Facebook.